Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PARABÉNS SERRINHA 13 de Junho : 135 Anos de Emancipação Política


HISTÓRICO DE SERRINHA
Em 1716, a formação de um pequeno núcleo residencial, situado na fazenda Tamboatá, no município de Água Fria, deu origem à uma povoação denominada por Serrinha, cujas terras posteriormente foram doadas, pelos herdeiros do proprietário à Senhora Santana.
Município criado com território da freguesia de Santana de Serrinha, desmembrado do então município de Purificação dos Campos (atual Irará), por Resolução Provincial de 13 de Junho de 1876.
A sede criada, com a invocação de Santana da Serrinha, no município de São João Batista de Água Fria, por Lei Provincial de 1° de Junho de 1838, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual de 30 de Junho de 1891. mas a instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891.

Durante mais de 70 anos a economia e a sociedade local foram influenciados pela presença da estrada de ferro, afinal este foi o principal meio que interligava Serrinha à Salvador e Alagoinhas tanto para transporte de pessoas quanto para o transporte de mercadorias.
Em 1964, com os governos militares, foram priorizados projetos rodoviáriospor todo país, e Serrinha foi interligada à capital e ao Centro-Sul do país através da BR-116 (Rio-Bahia). Este fato auxiliou na decadência do sistema ferroviário do país e em Serrinha não foi diferente, a conhecida estação da Leste caiu em desuso e hoje, é utilizada apenas para o transporte de cargas.

Em 1984, a Compania Vale do Rio Doce, instalou-se no município de Teofilândia (ex-distrito de Serrinh) com a exploração de uma mina de ouro na Fazenda Brasileiro. A presença da mesma na região foi um fato motivador na sociedade local, visto que a Vale gerou centenas de empregos e os investimentos na região.
Em 21 de setembro de 2005, a cidade de Serrinha é contemplada com a Diocese de Serrinha, seu primeiro Bispo é Dom Otorrino Assolari que assumiu a Diocese no dia 18 de dezembro do mesmo ano.

SERRINHA:
CEP: 48700-000
DDD: 75
VOLTAGEM: 220W
DISTÂNCIA DA CAPITAL: 173 Km
SUPERFÍCIE: 568 Km²
POPULAÇÃO ESTIMADA EM 2009: 73.859
DISTRITO: SERRINHA
TEMPERATURA MÉDIA: 23,4 °C
RODOVIAS DE ACESSO: BA-233, BA-409, BA-411, BR-116

EVENTOS:
MARÇO/ABRIL
SEMANA SANTA: Evento religioso dos mais tradicionais no estado, repercutindo em todo o país. É revivido os momentos daramáticos da Via Crucis, tendo seu ponto alto na Procissão do Fogaréu-quando toda a população presente percorre as ruas da cidade conduzindo tochas com cantos pentenciais.
Local: Colina Sagrada
Organização: Diocese
MAIO/JUNHO
CORPUS CHRISTI: Evento religioso, celebrando o corpo de Cristo. Ocorre celebração de missa solene que precede procissão por ruas previamente enfeitadas e decoradas.
Local: Vias Públicas
Organização: Diocese

JUNHO
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Evento cívico, com forte participação popular. Consta de alvorada de fogos, missa solene, desfile de autoridades e estudantes, além de apresentação musical com bandas e trios elétricos.
JULHO
FESTA DE SENHORA SANTANA: Evento religioso louvando a padroeira local. Caracteriza-se por a cada ano desenvolver um temário distinto, consta de novena, missa solene e procissão.
Local: Paróquia
Organização: Diocese

SETEMBRO
VAQUEJADA: Evento popular e esportivo dos mais importantes da comunidade. Recebe um bom fluxo de visitantes, catalisando uma boa receita para o município.
Local: Parque Maria do Carmo (Bairro da Vaquejada)
Organização: Vardinho Serra e Carlinhos.

ECONOMIA
Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argila, granito, manganês. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.
A cidade conta com quatro agências bancárias, uma do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Bradesco e Sicoob.
IMPRENSA
Serrinha é sede de três emissoras de rádio, a Rádio Continental AM 1330 kHz, a Rádio Regional AM 790 kHz e a Rádio Morena FM 97,9 MHz.

JORGE CALMON

0 comentários:

Postar um comentário