Ads 468x60px

Social Icons

sábado, 22 de outubro de 2011

II Expo Mel Do Território Do Sisal Com o tema “Apicultura e Sustentabilidade”

Aconteceu em C. do Coité o
II Expo Mel Do Território Do Sisal
Com o temaApicultura e Sustentabilidadecom o apoio da SEBRAE,
Nos dias 20 e 21/10/11 no auditório João Paulo Fragoso no
 Centro cultural Anana rios de Araujo!
Mostrando de forma explicativa um novo jeito de tratar a sustentabilidade da nossa terra e o nosso ambiente, que mostra o que acontece com a terra quando desmatada, mostrando um jeito simples de fazer o bem ao nosso ambiente.

Por : Junior Noticias

II Conferencia Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente

Na noite de quinta feira 20/10/2011, iniciou a II etapa da conferencia
Municipal da criança e do adolescente no Centro Cultural Ana Rios de
Araújo, e irá até o dia 21/10 durante o dia todo com Plenária e Reunião
de Grupos de Trabalho na AABB as 8h e 30 para discutir Diversos Eixos
Temáticos obedecendo assim, a legislação que trata das condições
excepcionais da criança e do adolescente na atualidade. Tendo em vista
discutir políticas públicas fundamentada na elaboração de planos capazes
de cumprir o papel social na busca de arregimentar a juventude em
situação de risco para uma condição de vida digna na sociedade. Neste
contexto, a conferencia busca mobilizar as instancias governamentais
e da sociedade civil organizada para implementação e monitoramento
da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direito da Criança e do
Adolescente.

Texto: David Dias

Agência do Bradesco é inaugurada em Valente com sinal de prosperidade


A nova agência foi instalada em um ponto estratégico no centro da cidade de Valente e foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 20, com a presença de clientes, empresários, agropecuaristas, políticos, representantes de igrejas e dos Bancos do Brasil e Sicoob Coopere. Junto aos convidados estavam, também, alguns representantes de outras agências do grupo.

junto com Ubaldino, Neilson descerrou a faixa e declarou inaugurada a nova agencia bancaria em Valente
O Sr. Neilson Sampaio – funcionário do Bradesco que foi nomeado para gerenciar a nova agência – realizou a abertura do evento agradecendo a presença dos convidados e, principalmente, dos atuais clientes da instituição que residem no município.
O gerente fez menção de números que apontam o excelente desempenho do Bradesco no Brasil e no exterior, falou também da qualidade dos serviços oferecidos e dos mecanismos disponíveis para o atendimento ao cliente.
A quantidade de Valentenses que já são clientes do Bradesco foi o maior motivo para que a agência tenha sido instalada na cidade, outro fator de grande relevância é o índice de desenvolvimento do município, o que é mostrado com o crescimento comercial, econômico e populacional.
O Prefeito Ubaldino Amaral, que esteve presente no ato junto com sua equipe de secretários, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Grupo Bradesco por voltar os olhares para o município de forma a perceber os pontos positivos e vantagens que Valente estava oferecendo. Ubaldino colocou-se na condição de empresário e se comprometeu em colaborar com o gerente para consolidar a missão do banco no município.
O Banco, que inicialmente gerou 9 empregos, abre as portas para dar continuidade e maximizar os serviços já oferecidos através da sua longa parceria com o Correios. Com visual elegante, a agência pretende ser reconhecida por Valente, assim como a cidade é vista pelos os visitantes, um grande espaço acolhedor.
“Com certeza terá bons frutos, pois sua semente foi plantada em terra úmida. O Banco foi inaugurado justamente no período que se inicia a tão esperada chuva.” Foi o comentário de um convidado ao desejar prosperidade para um dos novos funcionários.
Com Informações  SisalNews

Coité: Governo Municipal assina protocolo para instalação de distribuidora da Coca-Cola



O município de Conceição do Coité, é considerado um dos maiores empreendedores no interior da Bahia, grandes lojas de redes nacionais foram instaladas na cidade, atraindo os consumidores da região, que saem de sua cidade para comparem no comercio desta cidade, em parceria com o governo municipal, algumas indústrias também foram instaladas.

Com o objetivo de oferecer mais empregos a população coiteense, o governo municipal assinou nesta quinta-feira, 20, um protocolo para a instalação de uma distribuidora de Coca-Cola, a reunião foi realizada no gabinete do prefeito municipal, estavam presentes os seguintes secretários: Daniel Rios, Rose Cruz e Eudes Mateus, diretores da empresa, empresário João Marinho, Renato Souza e o sócio da empresa Milton Rolemberg.

A distribuidora será instalada no bairro do Açudinho, onde funcionava um deposito de sisal, que pertence ao empresário João Marinho. Segundo Milton, a cidade de Conceição do Coité esta bem centralizada, a sua economia a cada dia esta crescendo, “Primeiro nos fizemos um estudo para definir a nossa vinda para a cidade, também agente dependia do apoio do governo municipal, em conversa com o prefeito Renato Souza, ele fechou a parceria com a empresa, isso foi o mais importante.” Destacou Milton.

Para o prefeito Renato Souza, a instalação dessa distribuidora, vai oferecer 80 empregos diretos, é mais desenvolvimento para o município. “Essa empresa será responsável pela distribuição de Coca-Cola, Cervejas e outros, com a parceria do nosso governo, foram instaladas algumas indústrias e, em breve virão mais, são mais empregos para os coiteenses, no mês de janeiro de 2012 a distribuidora já estará funcionando.” Relatou Souza.

ASCOM

Carro capota na BA-409, em Coité



Um carro Gol, placa JPS-0554, capotou após o motorista João Albino Boaventura de Santana, 48 anos, perder o controle na rodovia BA-409, na saída de Conceição do Coité para Serrinha. 

O acidente aconteceu nas proximidades da fábrica Via Uno, por volta das 11h10m desta quinta-feira (20). O Gol saiu da pista, atropelou uma vaca e capotou. O motorista sofreu ferimentos leves e não precisou ser levado para o hospital. O animal será sacrificado.

Veja outras imagens

Antes de capotar o veículo atropelou uma vaca
Motorista perdeu o controle e saiu da pista na BA-409

Foto: Val César

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Deputada Maria Luiza anuncia separação do Prefeito João Henrique


A deputada estadual Maria Luíza (PSD) confirmou a colegas nesta terça-feira (18) que já está separada de fato do prefeito João Henrique (PP) há mais de um mês, quando os dois teriam decidido morar em casas separadas.

Segundo informações do blog Politica Livre, Maria Luiz disse que o próximo passo entre ela e o Prefeito de Salvador é acertar o divórcio judicial. Eles têm dois filhos e estavam juntos há quase trinta anos. A separação ocorre em meio à ida da parlamentar para o PSD, partido do vice-governador Otto Alencar, fato consumado na semana passada.

O afastamento ocorre de forma amigável entre os dois, que são muito devotados aos filhos. João Henrique e Maria Luíza compuseram um casal harmônico até a eleição dele para a Prefeitura de Salvador, para o primeiro mandato, em 2004.

Formada em Educação Física, até então ela dedicava-se à vida profissional e à família. Maria Luiz é natural de Feira de Santana, filha de um importante comerciante da cidade. Já o Prefeito João Henrique se consolidou como parlamentar atuante, primeiro na Câmara Municipal, e depois na Assembleia Legislativa.

A conquista da Prefeitura, entretanto, teve um forte impacto sobre a vida a dois, levando a que, primeiro, a primeira-dama passasse a exercer forte influência sobre a administração municipal e depois se envolvesse diretamente na política partidária, elegendo-se deputada com o apoio do marido.

Inicialmente, ela atuou, em alguns casos, protegendo João Henrique da influência de aliados e da família, o que acabaria também se transformando num forte foco de conflitos. Seu papel e apoio na vitoriosa campanha municipal de 2004 foram considerados decisivos.

Informações do Portal Interior da Bahia

Prefeitura de Valente tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios



Com contas em dias, o município recebe mais recursos estaduais e federais
O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM aprovou, com ressalvas, a Prestação de Contas do exercício 2010 da Prefeitura Municipal de Valente. A decisão foi tomada na tarde de terça-feira, 18, sob o Parecer nº00344-11, referente ao Processo nº08495-11 que trata sobre a administração do atual Gestor Ubaldino Amaral de Oliveira.
Para o Prefeito Ubaldino Amaral, mesmo com as ressalvas, essa foi uma das contas prestadas de sua administração que lhe deu grande tranquilidade. ” Saber administrar um município não é coisa fácil. Tinha a certeza de ter dado passos seguros em 2010 e isso foi confirmado com a forma que o trabalho da minha equipe foi aprovado no TCM, agradeço a todos que junto comigo faz a administração publica de Valente ser aprovada pelos tribunais.” falou Ubaldino, satisfeito com a vitória

Com Informações  SisalNews
.

Secretários de Estado do Governo do Maranhão viajaram satisfeitos pelo que conheceram no território do Sisal

As autoridades maranhenses aproveitaram e convidaram representantes do território para conhecerem algumas experiências no seu estado.

Uma comitiva formada por quatro secretários de estado do Governo  Roseana Sarney, do estado do Maranhão, depois de visitarem Conceição do Coité na noite de segunda-feira,17, e percorrer em Valente o IDRSisal, Apaeb fabrica de tapetes e carpetes e Apaeb lacticínios, durante toda manhã desta terça,18, deixaram a região satisfeitos por tudo que foi apresentado pelos técnicos.  
A primeira atividade da delegação maranhense foi em Conceição do Coité.

Cecília passou muita segurança dos bons resultados alcançados até aqui pelo território do sisal
Sem a presença do vice-governador Washington Luiz, do secretario de planejamento, orçamento e Gestão, Fábio Gondim e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jeferson, que foram obrigados a refazer as agendas e retornaram ao estado do Maranhão para atender ao chamado da governadora Roseane Sarney, parte da comitiva seguiu para cidade de Conceição do Coité, á 210 km de Salvador, onde, à noite, se reuniu em um restaurante da cidade com lideranças do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (CODES/Sisal) e do Consórcio Público do Território do Sisal (CONSISAL) e assistiram um documentário sobre a contextualização do território do sisal, o primeiro construído legalmente no estado, cuja discussão começou em 2002. “Se as experiências dos territórios no Brasil começaram na Bahia, o território do sisal foi o primeiro do país, pois tudo começou na Bahia”, afirmou o secretário executivo do CONSISAL, José Silva.

Zé Silva, em pé a esquerda, mostrou através de um slide as conquistas e objetivos futuros
Atualmente o território do sisal é formado por 20 municípios e segundo Zé Silva, como é conhecido o secretario, conseguiu avanços significante nas áreas de cooperativismo de crédito, comunicação comunitária, organização de mulheres, educação no campo e mais recentemente, em agosto de 2010, foi criado o Consórcio Público CONSISAL, inicialmente com quatro municípios e hoje conta com 12 participantes. “Nosso desejo é que todos os vinte municípios participem”, concluiu Silva.
Para Gilca Morais Carneiro, presidente do CODES/Sisal, o desafio é colocar os vinte municípios pertencentes ao território para pensar juntos e garantir os direitos de todos.
De acordo com a prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina de Carvalho, presidente do CONSISAL, a grande conquista foi à mudança na concepção de administrar após a criação do CONSISAL. “Minha vida foi sempre dedicada a fazer a defesa dos menos favorecidos”, falou Cecília. Ele contou que na trajetória política perdeu cinco eleições e venceu duas. 
Além da prefeita de Itiúba, participaram da reunião o prefeito de Barrocas, José Almir de Queiróz e o vice-prefeito de Retirolândia, Milton Cardoso. Retirolândia é o mais novo integrante do CONSISAL, presidente do PT de Coité Assis da Caixa, vereador Edvaldo Evangelista PT de Coité, José Givaldo diretor da Direc 12, Jonilton presidente da FATRES, além de outras autoridades.
Valente – Delegação visita IDRSisal, APAEB, Fabrica de Lacticínios e SICOOB/Coopere

Na terça-feira pela manhã, a comitiva foi à cidade de Valente, á 27 km de Conceição do Coité e participou de uma reunião no auditório do IDRSisal, onde conheceram o trabalho desenvolvido por este Instituto. Na oportunidade, foi feita apresentação institucional pelo gerente de Projetos, José Daniel Rios, que falou sobre as atividades desenvolvidas e os resultados já alcançados, o que vem melhorando significativamente a vida dos pequenos produtores rurais de municípios deste Território do Sisal, principiante no melhoramento da caprinovinocultura de corte. “Os representantes do Governo do Maranhão, demonstraram o interesse em firmar parceria com o IDRSisal para desenvolver ações de melhoramento genético, naquele Estado”, afirmou Daniel Rios.
O segundo compromisso na cidade de Valente foi visitar à fábrica de tapetes da APAEB, situado no Km 02 da Rodovia Luiz Eduardo Magalhães. Antes de visitar as instalações da indústria, a presidente da ONG, Iracema de Oliveira Nery, falou sobre a fundação da entidade ha 31 anos, ou seja, em 1980, por incentivo dos padres italianos que trabalhavam na Paróquia Sagrada Família  e tinham a preocupação de fazer o povo viver e conviver bem.
Iracema falou sobre os projetos da Escola Agrícola, onde estudam 40 alunos filhos de agricultores familiares e sócios da entidade, do laticínio que produz alimentos derivados do leite de cabra, da batedeira comunitária e do posto de venda de alimentos, por onde tudo iniciou. A comitiva visitou toda estrutura funcional da indústria, que emprega 300 pessoas e chegou a empregar 900, antes da crise gerada pela queda do dólar. “Tivemos que recorrer ao mercado nacional para superar a crise”, falou Iracema Nery.
A professora Maria Rita Silva, presidente da Fundação APAEB explicou que a Associação cresceu e foi necessário criar uma fundação para cuidar dos projetos sociais que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, por meio de ações educativas, solidárias e de cooperação, no semi-árido do Estado da Bahia.

Na fábrica de lacticínios os visitantes degustaram os saborosos doce e leite feito do leite de cabra
A comitiva também visitou o lacticínio para industrialização dos produtos derivados do leite de cabra, criado em 2000 e que chegou a receber diariamente 1.400 litros. Atualmente recebe apenas 600 por causa da estiagem que castiga a região.


O último compromisso da comitiva foi na sede da Cooperativa de Crédito do sistema SICOOB/Coopere, onde ouviram de Ranufo Santos Cunha como funciona a entidade que tem com objetivo promover a economia solidária, através da prestação de serviços financeiros e assistência técnica, visando o desenvolvimento sustentável da região sisaleira do estado da Bahia. A cooperativa tem 19 anos, 16 mil cooperados e atua em 36 municípios situados em 06 territórios de identidade.

Avaliação e gratidão – Ao finalizar a visita, a secretária Conceição Andrade, disse que ficou satisfeita com tudo que viu e que necessitava conhecer estas experiências. “Eu sabia que estava acontecendo algo novo nesta região e que estava se aproveitando muito bem os recursos dos governos do estado e federal e saio satisfeita e gostei realmente do que vi”, falou Conceição Andrade.

Ela disse também que estas questões relacionadas aos territórios é um assunto de maior importância para o Estado do Maranhão e que o território de cidadania da região do sisal será um laboratório de estudo.
 
Primeiro compromisso foi na Secretaria de Planejamento em Salvador

A comitiva formada pelo vice-governador do Maranhão Washington Luiz e pelos secretários do planejamento, orçamento e Gestão, Fábio Gondim, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar, Conceição Andrade e do Desenvolvimento Social, Conceição Andrade além de Paulo Roberto Lopes secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Ney Jeferson  chegaram a Salvador ás 08h de segunda-feira,17,  e participaram no salão vip do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo de um café oferecido pelo governo da Bahia e em seguida foram ao Centro Administrativo, onde participaram de uma reunião na Secretaria de Planejamento com a presença dos secretários Zezéu Ribeiro, e de Relações Institucionais, César Lisboa.
Washington Luiz falou que ficou satisfeito com a reunião e afirmou que no Maranhão existe uma territorialização proposta pelo Governo Federal sugerida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Nós estamos levando este debate para dentro do governo e para nós é de grande importância entendermos o processo que a Bahia já vivenciou visando implementar essa política no nosso estado”, destacou o vice-governador.
Para o secretário Zezéu Ribeiro, o encontro com a comitiva do Maranhão resultará num aprendizado mútuo. “Nosso trabalho é uma referência nacional e a visita desta comitiva só fortalece a nossa experiência. Também aprendemos com o olhar deles sobre esta questão e isto nos auxilia a corrigir rumos”, explicou. Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Coordenação Estadual de Territórios (CET) e das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), ambas da Bahia.

SECOM